11 de agosto de 2015 Thiago Melo

As linguagens de programação mais populares de 2015

Como de praxe, o site CodeEval publica todo ano as linguagens de programação mais populares, baseados em centenas de milhares de dados coletados que foram processados sobre mais de 600.000 códigos de testes e desafios de código de mais de 2000 profissionais.

Este tipo de resultado é interessante pois mostra a tendência de contratação das empresas de tecnologia, possibilitando aos novos profissionais a se adiantar e aos já experientes a buscar novos horizontes.

Pelo quarto ano consecutivo, o Python permanece isolado na liderança, seguido por Java, C++ e Javascript.

Neste ano, ganha destaque o crescimento de 47% do C#, 25% do JavaScript, e 48% do C. O C++ teve uma queda de 25% e o Ruby um decréscimo de 33%.

Entretanto, Objective-C, Bash e Lua tiveram um crescimento absurdo na casa dos três dígitos, linguagens relativamente novas na plataforma, correspondendo a apenas 1% dos envios.

codeeval_2015_1

Outra coisa interessante de se notar, é o crescimento da linguagem R, que ganha popularidade por conta da tendência do Big Data.

codeeval2015.001

Sobre o autor

Thiago Melo Viu a internet nascer e desenvolve "desde criancinha". A web sempre foi sua paixão e acredita em uma tecnologia cada vez mais presente e invisível. É administrador por formação, um empreendedor de coração e desenvolvedor de sangue.

Comentário (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a onda que vem do sul

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios, doações, desabafos, e etc só escrever!